Deixe seu fogão brilhando: aprenda truques para limpá-lo corretamente
Dicas

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Cozinhar é uma verdadeira paixão para muitas pessoas, mas o preparo dos alimentos também implica em mais uma tarefa: a limpeza de toda a sujeira e bagunça resultantes desse processo, principalmente o fogão. E de todos os eletrodomésticos, ele é o que mais precisa de cuidados.

Por estar constantemente em contato com comida, água e óleos em geral, o fogão e toda a sua estrutura precisam ser limpos diariamente, evitando que as sujeiras se acumulem e danifiquem as peças. Não podemos esquecer também do forno, que muitas vezes é deixado de lado e não passa por uma rotina de limpeza. Como ele fica fechado, o acúmulo de germes e bactérias pode se agravar ainda mais, além de gerar mal cheiro e contaminar os alimentos. Sem contar as panelas e assadeiras sujas que muitas vezes são esquecidas lá dentro…

Então, depois de servir aquele banquete especial para a família, não se desespere com a sujeira e a gordura. Confira a seguir soluções práticas e fáceis recomendadas por Lilian Esteves, diretora executiva da House Shine, empresa especializada em limpeza, para deixar o seu fogão e forno limpos e brilhantes:

 

Primeiros Passos

FOTO: ISTOCK

Segundo Lilian, antes de começar a limpeza, o primeiro passo é desligar o fogão da tomada e fechar o registro de gás. Isso vai impedir que haja algum vazamento e também que seu eletrodoméstico te dê choque quando entrar em contato com água ou panos umedecidos. Outro passo importante é não começar a limpeza enquanto o fogão estiver quente, porque as mudanças bruscas de temperatura podem causar rachaduras ou marcar o tampo de inox.

Com as medidas de segurança devidamente tomadas, comece a limpar o fogão pelo tampo e mesa. Remova as grades, as bocas e os queimadores e deixe-os reservados. Com a parte mais macia de uma esponja, limpe a parte superior do fogão com algumas gotas de detergente neutro ou sabão de coco. Se a gordura persistir, repita o procedimento usando um pouco mais desses produtos ou use um detergente antigordura. Em seguida, com um pano úmido, enxágue o eletrodoméstico e finalize secando a superfície com papel toalha ou panos macios bem sequinhos.

Para manchas leves, uma outra opção é fazer uma pasta com bicarbonato de sódio dissolvido em álcool de uso doméstico e aplicar com um pano macio ou com esponja. Se preferir, use também uma escova de cerdas macias, com passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido. Depois é só enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio. Para as partes mais engorduradas, pulverize bicarbonato de sódio e, em seguida, pingue gotas de vinagre para facilitar a soltura das crostas de gordura. Retire a mistura com esponja macia. Seque bem com pano limpo e macio.

O cooktop também exige cuidados na limpeza. Ele é um tipo de fogão estilo mesa, normalmente de vitrocerâmica, sem forno e que pode ser instalado em qualquer superfície plana como, por exemplo, a bancada da cozinha. “Se você tem esse modelo na sua casa, limpe-o com pano úmido e detergente neutro. Retire os botões do painel de controle para limpá-los bem e eliminar toda a gordura que se acumula em volta. Em seguida, dê acabamento e brilho extra com um pano seco”, diz Lilian.

Dicas:

– Durante a limpeza do tampo, não deixe cair água, fiapos ou detritos dentro dos condutores de gás.

– Evite esfregar com movimentos circulares para não marcar a superfície. Caso haja formação de manchas, pingue algumas gotas de limão e esfregue suavemente.

– Para saber se há vazamento de gás no fogão, passe um pouco de detergente na tubulação. Caso apareçam bolhas, o gás pode estar vazando. Chame um profissional o mais rápido possível para uma avaliação.

– A chama do fogão deve ser sempre azul, se estiver amarela, algum componente pode estar sujo.

 

Bocais, queimadores, grades e botões

FOTO: ISTOCK

Lilian ressalta mais uma vez que é extremamente importante esperar os queimadores esfriarem antes de começar a limpar. O choque térmico causa rachaduras e, com o tempo, pode surgir também a ferrugem.

“Feito isso, coloque as grades e os queimadores de molho por, no mínimo, 30 minutos. Pode ser em uma bacia com água quente e detergente neutro ou água morna com vinagre. Na hora de realizar a limpeza dos queimadores, o indicado é esfregá-los com esponja e sabão em barra. Caso tenha muita sujeira, o ideal é usar uma esponja de aço”, explica a profissional.

Algumas vezes, os queimadores também podem entupir. Para isso, Lilian recomenda utilizar um palito de dente ou, simplesmente, assoprar pelo orifício. Se você ficar com medo do palito quebrar, também é possível usar fio de metal ou uma agulha.

No caso das grelhas e dos botões, Lilian orienta: “se não estiverem muito sujos, um pano úmido é capaz de remover a sujeira, mas se precisar de uma limpeza mais completa, retire os botões e a grelha e coloque de molho em uma bacia com água e vinagre. Alguns botões não são removíveis, então passar um pano úmido com água e vinagre pelo vão também ajuda”. As grelhas também podem ser limpas com saponáceo líquido ou com uma pasta de bicarbonato de sódio e vinagre. Esfregue bem com uma bucha, enxágue e deixe secar por alguns instantes.

Se a gordura estiver muito acumulada nos queimadores e bicos, coloque as peças de molho em uma solução de bicarbonato de sódio, suco de um limão, 1/2 xícara de chá de vinagre branco e água quente. Deixe a mistura agir por alguns minutos e, em seguida, esfregue as peças com bucha ou palha de aço.

 

Limpeza do forno

FOTO: ISTOCK

O forno também não deixa a desejar quando o assunto é sujeira e gordura. Mas, não se preocupe! Existem vários métodos e receitas para limpá-lo. Alguns produtos específicos podem ser utilizados, como é o caso do limpa-forno, principalmente em casos de sujeira excessiva. Mas atenção, use-o somente nas paredes, grades e trempes. As partes feitas de silicone ou borracha não devem ser limpas com limpa-forno, pois o produto deforma as peças.

Lilian recomenda o seguinte procedimento: “na hora de limpar o forno, deixe ele um pouco aquecido e com um pano úmido ou uma esponja já usada, retire o excesso de gordura ou as sobras de alguma refeição que pode ter caído. Após o forno esfriar, passe mais uma vez um pano úmido para remover os restos de gordura. Vale ressaltar que nunca deve ser utilizada uma esponja de aço ou faca na hora de limpar o forno”.

Se você quiser apostar numa receitinha caseira, a mistura de água, vinagre e bicarbonato de sódio é ótima para retirar sujeira incrustada. A limpeza ficará ainda mais fácil se você colocar um pires com amônia dentro do forno frio. O vapor da amônia faz com que a gordura e a sujeira soltem mais facilmente. Deixe agir por algumas horas e proceda com a limpeza.

A próxima etapa é limpar os vidros. Primeiro desacople a grade da abertura e depois retire os parafusos que estiverem prendendo o vidro. Se você não tiver uma chave de fenda, pode usar uma faca ou outro utensílio que encaixe. Agora, basta puxar com cuidado para soltar o vidro. Limpe-o normalmente com esponja e detergente e depois de enxaguar, deixe escorrer.

Enquanto o vidro escorre, use a esponja com detergente para limpar o vidro interno fixo e a porta do forno. Use um pano ou papel toalha para secar o vidro solto e o vidro interno da porta. Em seguida, recoloque o vidro na porta e parafuse novamente. Para finalizar, limpe a parte da frente da porta com esponja e detergente e seque com pano ou papel toalha.

Também existe uma receita caseira para tirar manchas do vidro: em um recipiente com 200 ml de água, adicione suco de um limão e duas colheres de sopa de vinagre branco de álcool. Com o auxílio de algumas folhas de papel toalha, passe pequenas quantidades da mistura nos vidros. Após a limpeza, remova as marcas digitais e manchas de água com um pano macio ou papel toalha umedecidos em álcool ou limpa vidros.

 

Atenção com os materiais e produtos de limpeza

FOTO: ISTOCK

É preciso ter muito cuidado na hora de escolher os produtos e materiais de limpeza para limpar o fogão. Lilian diz que, antes de tudo, é preciso se atentar em relação ao material que o fogão possui para não utilizar nenhum produto que possa prejudicar a aparência dele.

“As opções mais recomendadas são as buchas azuis, amarelas ou brancas, pois não são tão abrasivas. Um bom detergente antigordura também colabora bastante para uma limpeza eficiente, mas é bom ficar atenta em relação ao cheiro do produto para que ele não passe para a comida. Na hora de tirar o antigordura, utilize um pano macio um pouco úmido”, explica ela.

Lilian alerta também para o perigo de produtos à base de cloro, ácidos, limpadores abrasivos, removedores ou produtos à base de soda cáustica. Além de tóxicos, eles estragam o fogão e, principalmente, deixam resíduos prejudiciais à saúde. O saponáceo líquido é abrasivo, mas pode ser usado na limpeza das peças soltas do fogão se estiverem muito engorduradas e sujas. Já o bicarbonato de sódio também é abrasivo, mas não o suficiente para riscar o tampo do fogão.

Além disso, evite usar limpadores multiuso ou álcool puro e em grandes quantidades, pois podem manchar seu fogão a longo prazo. “É importante evitar utilizar escovas muito duras ou palha de aço, já que elas podem riscar o fogão”, lembra Lilian. Mas casos específicos, como os queimadores, por exemplo, se estiverem com sujeiras muito agarradas, podem ser limpos com a palha de aço.

Mesmo que pareça tentador, também não use objetos pontiagudos, como facas e estiletes, para retirar crostas ou sujeiras mais persistentes, senão você pode riscar o fogão ou até mesmo se ferir.

 

Cuidados com o inox

FOTO: ISTOCK

Se o seu fogão é de aço inox, fique atento a essas dicas e receitas para manter sua beleza e durabilidade:

– Para retirar manchas: Coloque água quente com suco de um limão e deixe de molho por mais ou menos 15 minutos. Se preferir, substitua o suco por duas colheres de vinagre branco de maçã.

 

– Para retirar gordura, óleos e banhas: Limpe com água morna e detergente ou limpador caseiro à base de amônia/amoníaco. Deixe a mistura atuar por um tempo antes de enxaguar.

– Para retirar manchas de água: Passe um pano umedecido em álcool ou aqueça vinagre de álcool branco ou vinagre de maçã e passe na superfície. À medida que for passando, vá secando simultaneamente para não manchar.

– Retirar marcas de dedos, rótulos e etiquetas: Passe álcool isopropílico, facilmente encontrado em farmácias de manipulação e em lojas que vendem produtos para fazer perfume. Pode usar também algum solvente orgânico (éter ou benzina).

Outras recomendações:

– Como já foi dito, não use palhas de aço para limpar superfícies de inox, pois elas riscam e danificam o material.

– Dê preferência ao papel toalha ou pano macio para a limpeza do inox.

– Limpe o inox com frequência para retirar as sujeiras e gorduras com mais facilidade.

– Para evitar manchas, não use papel alumínio e nem forra-fogão para cobrir o inox, pois ele pode grudar e manchar.

– Você pode optar também por usar um bom limpa-inox, da marca de sua preferência.

 

Como manter a limpeza e prevenir o acúmulo de sujeira

FOTO: ISTOCK

Para manter seu fogão bem limpinho e evitar que ele chegue a um estágio de sujeira e gordura muito difícil de limpar, basta tomar alguns cuidados no dia a dia. “Existem algumas dicas simples que podem colaborar para que o fogão não fique gorduroso, como tampar a panela no momento em que for fritar algo, evitar cozinhar em fogo brando e limpar a gordura imediatamente após o uso”, recomenda Lilian.

Outras dicas úteis:

– Após fazer frituras, borrife vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.

– Se o alimento que está sendo assado derramar dentro do forno e começar a exalar cheiro de queimado, polvilhe sal de cozinha. Depois de frio, raspe e limpe normalmente.

– Uma vez por semana, retire os botões de acendimento e limpe-os para eliminar o acúmulo de gordura.

– Sempre que cair alimentos, limpe o tampo do fogão imediatamente, para evitar que as migalhas grudem.

Em relação à rotina de higienização, Lilian diz: “O mais indicado é realizar a limpeza sempre após cozinhar qualquer refeição. Para o forno, uma limpeza mais profunda deve ser realizada semanalmente”. Para a limpeza diária, use detergente ou sabão de coco. Aplique com um pano ou esponja macia. Depois, enxágue com pano úmido e seque bem para manter o brilho.

Uma outra indicação é aplicar vaselina líquida, óleo de bebê ou azeite sobre a superfície limpa e seca para obter um brilho mais duradouro e reduzir as chances de uma nova ocorrência de manchas. Passe com uma flanela após a limpeza do fogão. Depois que secar, passe um pano limpo e seco para dar polimento.

 

Dica especial para fazer frituras sem deixar muita gordura no fogão

FOTO: ISTOCK

Achou que tinha acabado? Que nada, ainda temos mais uma dica super especial! Para prevenir ainda mais que seu fogão chegue a um estado crítico, fique ligado nesse truque usado por muitos cozinheiros para fazer frituras sem pipocar óleo e ainda deixar o alimento mais dourado e apetitoso:

 

Você vai notar na mesma hora que as gotinhas de óleo quente não vão saltar para fora do fogão. Essa dica é infalível! Realmente não pipoca nada de óleo e, no caso do bife, ainda fica mais crocante e douradinho.

 

Sugestões de produtos que podem te ajudar nessa tarefa

Confira agora uma lista de dez produtos para te ajudar na limpeza do fogão e que você pode comprar pela internet:

 

Produto 1: Limpador Desengordurante para Cozinha Veja (Limão). Compre na Casas Bahia.

Produto 2: Removedor de manchas em spray para aço inox Tramontina. Compre na Premier Exclusive.

Produto 3: Limpa Fornos Easy-Off. Compre na Americanas.

Produto 4: Limpador de inox Duratto. Compre na Telhanorte.

Produto 5: Limpador Multiação Vonixx. Compre na Shoptime.

Produto 6: Limpador de Aço Inox Brinox. Compre no Extra.

Produto 7: Limpador Cremoso Cif. Compre na Superlist.

Produto 8: Pasta de limpeza para superfícies de vidro e vitrocerâmico Tramontina. Compre na Premier Exclusive.

Produto 9: Saponáceo Cremoso Sapólio Radium. Compre no Walmart.

Produto 10: Brilha Inox Spray Scotch-Brite. Compre no Submarino.

 

E aí, que tal colocar essas dicas em prática e deixar o seu fogão limpinho? Afinal, o lugar que prepara os nossos alimentos merece estar sempre no melhor estado, até mesmo para manter a qualidade do que comemos. Crie uma rotina de limpeza e o seu fogão ficará sempre pronto para novas receitas!

 

Fonte: Tua Casa
Por: Mariana Keller​​​​​​​

 

Publicado em: 25/01/2018 00:00:00


Notícias

Maneiras criativas de utilizar livros na decoração

Fonte inesgotável de conhecimento, os livros são capazes de transportar o leitor para outro mundo, como numa viagem na imaginação. Apesar de cada vez mais os livros digitais estarem ganhando espaço no mercado literário, os livros físicos ainda possuem lugar garantindo no coração de ávidos leitores.

Tons pastéis na decoração: 20 projetos lindos e inspiradores

Sua suavidade e delicadeza são perfeitas para quem busca equilíbrio e sensação de leveza na composição do espaço, além de oferecer uma jovialidade a mais ao cômodo.

Artesanato com CD: 20 ideias para reaproveitar os discos compactos

O artesanato com CD é uma maneira bem interessante de reaproveitar aqueles velhos discos compactos que estão guardados em caixas e gavetas. Agora, todos eles podem ganhar uma outra utilidade que não seja tocar música, mas sim decorar diferentes ambientes da sua casa. E acredite, dá para fazer muitos itens decorativos fantásticos usando a criatividade e os CD’s.

Decorando com Mesh Board

Além de levar funcionalidade, os Mesh Boards também levam muito estilo e transmitem a sua personalidade ao ambiente

20 salas com quadros grandes para você se apaixonar

Uma das tarefas mais complexas quando decoramos é incluir personalidade ao ambiente

25 modelos de camas de todos os tipos para você escolher a sua

A cama é a principal razão de um cômodo se tornar um quarto. É também um dos móveis mais indispensáveis de uma casa, sendo primordial a sua inclusão quando mobiliamos um lar

Espelho para o quarto: ideias incríveis para uma decoração com estilo

O quarto é um ambiente que exige atenção em cada detalhe para que a sensação de conforto esteja presente. E é pensando nisso que a seleção de espelho para o quarto também se torna importante, pois esse elemento pode interferir no bem estar de quem estiver buscando relaxamento.

Sofá de madeira: modelos lindos, confortáveis e cheios de estilo

O sofá de madeira é uma opção cheia de charme e conforto para a decoração da sala ou da varanda. Uma peça ideal para reunir os amigos, relaxar, assistir TV ou ler um bom livro. É um móvel versátil que harmoniza com diversos estilos de decoração – do rústico ao contemporâneo –, acrescentando aquele toque natural e sofisticado para o ambiente.

String art: aprenda como fazer este artesanato cheio de estilo

Para quem se identifica com projetos manuais, basta uma boa ideia, os materiais a serem utilizados e deixar a imaginação correr solta. Além de ser terapêutico, apostar em projetos de “faça você mesmo” pode garantir momentos agradáveis, exercitando a criatividade e garantindo belos resultados, com peça únicas e cheias de personalidade.

Vocês já ouviram falar de plantas preservadas? Beleza indiscutível e baixa manutenção!

Valorizam pontos comerciais e residenciais quase sem nenhuma preocupação com manutenção ou pós-implantação.

Entre em contato

Para entrar em contato, você pode utilizar o formulário ao lado ou o e-mail contato@nogaempreendimentos.com.br

RUA PETROPOLIS, 206

(47)30419992

contato@nogaempreendimentos.com.br

www.nogaempreendimentos.com.br